Rugas

7 hábitos que causam rugas

Rugas ocorrem devido à perda do colágeno com o avançar da idade, mas podem ser aceleradas por fatores externos, como alta exposição solar, tabagismo, estresse, insônia e consumo de bebidas alcoólicas, além do uso exagerado de expressões faciais.

Embora sejam mais comuns a partir dos 30 anos, as marcas ao redor dos olhos podem aparecer em qualquer idade, tanto na região das olheiras quanto nos cantos externos dos olhos, os chamados “pés de galinha’.

Abaixo, listamos os principais hábitos responsáveis por adiantar o surgimento dessas marcas no rosto.

Afinal, quais são os maiores causadores de rugas?

Alta exposição solar

Ficar exposto ao sol sem proteção, causa o envelhecimento da pele, que se manifesta especialmente por meio de manchas e alteração da elasticidade precocemente.

Os raios UVA e UVB são responsáveis por 90% dos sinais prematuros de envelhecimento. A radiação danifica o DNA das células, aumenta os radicais livres (átomos ou moléculas liberadas pelo corpo que causam problemas ao organismo), quebra as fibras elásticas e de colágeno e ainda provoca manchas.

Uso exagerado de expressões faciais

Ainda que involuntariamente, algumas pessoas acabam contraindo os músculos faciais inúmeras vezes por dia, a fim de demonstrar expressões sobre determinadas situações. Alguns exemplos exagerados e que podem ser evitados são franzir a testa e espremer os olhos, por exemplo.

Má alimentação

É preciso seguir uma dieta equilibrada para garantir a saúde e a beleza da pele. Uma alimentação rica em vegetais, frutas variadas, legumes, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres – que são inimigos da pele. Isso porque as substâncias encontradas nesses alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação desses radicais.

Alimentos ricos em nutrientes como selênio, licopeno, flavonoides, coenzima Q10 e vitaminas C, E e A atuam na produção de colágeno e elastina. Na falta desses antioxidantes e da hidratação adequada, a pele fica mais flácida e as marcas surgem.

Não retirar a maquiagem

Uma boa maquiagem pode ser utilizada ao longo dia, inclusive até ajudando a proteger a pele da radiação solar, porém, ela deve ser retirada antes de dormir. Caso isso não aconteça, os resíduos obstruem os poros e, assim, impedem que os tecidos epiteliais fiquem oxigenados. Sem poder respirar, a pele fica mais oleosa e sem vida.

Dormir pouco ou dormir mal

É durante o sono que são produzidos hormônios rejuvenescedores, como a melatonina e o hormônio do crescimento. Sem boas horas de sono para recarregar as energias a renovação celular não ocorre.

Tabagismo

O cigarro é um grande inimigo da beleza da pele, pois a nicotina age quebrando as fibras colágenas e elásticas, resultando em uma pele mais enrugada.

Consumo de álcool

O consumo exagerado de bebidas alcoólicas também promove o aumento dos radicais livres, que afetam negativamente o organismo, contribuindo para o envelhecimento precoce e o surgimento das rugas, além de dificultar a absorção de vários nutrientes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder os seus comentários sobre esse assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médica em Marcelino Ramos!

Dra. Daniela Sommer

Posted by Dra. Daniela Sommer