bioimpedância

Como é feito o exame de bioimpedância?

Existem diversas ferramentas para se identificar a composição corporal humana. A mais utilizada é o Índice de Massa Corporal (IMC), que se baseia na divisão do peso (em quilogramas) pela altura (metros) elevada ao quadrado. Outro método é a medição de dobras cutâneas, que informa o nível de gordura pela espessura das pregas da pele. Atualmente, um método mais moderno de leitura da composição corporal vem se popularizando: a bioimpedância.

Conheça mais sobre esta técnica a seguir. 

Como a bioimpedância funciona?

Na bioimpedância são utilizados dois eletrodos na mão e no pé do paciente. Esses aparelhos transmitem uma corrente elétrica, que não é sentida pelo indivíduo. A corrente é atraída pela água e pelo sangue do corpo, mas o mesmo não acontece com outras estruturas, como os ossos e a gordura.

Portanto, quanto mais gordura e ossos existe na composição corporal do indivíduo, maior é a resistência à corrente elétrica. Com isso, o médico especialista chega a estimativas sobre a composição corporal, usando-se equações específicas.

A bioimpedância tem sido muito utilizada no meio esportivo e para a medição da composição corporal da população obesa. O método mede o total de água do corpo, supondo-se que 73% da massa livre de gordura é água. A gordura é medida com base na diferença entre massa livre de gordura e massa corporal.

A medição é feita a partir de diversos tipos de aparelhos. De todo modo, todos eles irão se basear nas estimativas observadas pela condução da corrente elétrica no corpo do paciente, por meio dos eletrodos. O exame pode ser feito de pé ou deitado, a depender do tipo de aparelho usado pelo especialista. 

Passo a passo do exame de bioimpedância

Em primeiro lugar, é importante saber que o exame é contraindicado para mulheres grávidas, devido aos riscos para o feto. Em seguida, é essencial que o paciente não esteja utilizando nenhum objeto metálico, como anel, colar, relógio ou outros.

Enquanto é feito o exame, não é recomendado se mexer, para não prejudicar o resultado, que é lido por meio de monitor. Em seguida, o aparelho irá informar dados sobre a hidratação corporal, bem como os níveis de massa magra e massa gorda.

Novamente, é importante frisar que a corrente não é sentida pelo paciente submetido ao exame, além de ser muito rápido. Com base nos resultados apresentados, cada indivíduo passará por uma recomendação sobre dietas e exercícios para se obter o resultado corporal desejado.

As recomendações de preparo para o exame são as seguintes:

  • evitar bebidas alcoólicas 24 horas antes do exame, além de evitar exercícios físicos;
  • fazer jejum de 4 horas, ou no tempo recomendado pelo médico responsável;
  • esvaziar a bexiga antes do exame.

Quer saber mais sobre bioimpedância? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médica  em Marcelino Ramos!

Dra. Daniela Sommer

Posted by Dra. Daniela Sommer