celulite

6 causas da celulite

A celulite é uma alteração na pele, especialmente na perna, coxas e glúteos, causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, tornando-as cheias e endurecidas. O local apresenta ondulações, retrações e nódulos, causando a conhecida aparência que ninguém gosta. A celulite apresenta diferentes níveis. É caracterizada pela quantidade de furinhos, pelo aspecto das áreas elevadas, incidência de lesões e de flacidez

Essa condição é uma das maiores causas da baixa autoestima das mulheres e o principal fator que as impede de serem tranquilamente livres para usar short e biquíni.

Você sabe por que os famosos furinhos aparecem na pele, deixando o aspecto casca de laranja? Para conhecer as causas e como tratar, continue lendo.

6 Causas para o desenvolvimento de celulite

1 – Genética

Muitas mulheres têm um ritmo de vida equilibrado e, ainda assim, apresentam celulite. A razão são heranças genéticas e tendências familiares, especialmente no tipo corporal ginóide, aquele com aumento de gordura corporal na região inferior do corpo.

2 – Alteração hormonal

Os hormônios estrógeno e progesterona favorecem a retenção hídrica, o que compromete a circulação. Assim, surgem as celulites.

3 – Uso de pílula anticoncepcional

Devido às alterações hormonais, muitas mulheres retêm muito líquido e têm a performance do metabolismo reduzida enquanto tomam pílulas anticoncepcionais.

4 – Sedentarismo e alimentação desequilibrada

Uma alimentação desequilibrada, com alta quantidade de açúcar, carboidrato e gordura, eleva o tamanho da camada adiposa na pele, causando celulite. Sem prática regular de atividade física para acelerar o metabolismo e queimar parte dessa gordura, o corpo fica sem estímulo circulatório e aumenta a retenção de líquido.

5 – Uso de roupas apertadas

Usar roupas muito apertadas agravam o quadro de celulite, pois compromete a circulação pela compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos, principalmente na região das coxas e glúteos.

6 – Fumo

O cigarro contém substâncias que causam a vasoconstrição, diminuindo a concentração de oxigênio do organismo, o que influencia a circulação sanguínea.

Como evitar celulite

Para evitar o aparecimento de celulite e amenizar a situação, é preciso mudar alguns hábitos alimentares, praticar atividade física, evitar álcool e cigarro e optar por uma vida mais saudável. Como as celulites surgem por acúmulos de gordura no tecido adiposo, é preciso promover boa circulação do sangue e que o organismo esteja bastante hidratado.

Para potencializar a circulação sanguínea, é preciso colocar o corpo em movimento, andar durante o expediente de trabalho, alongar-se durante o dia e fazer atividades físicas, pelo menos, três vezes na semana.

Se a celulite realmente incomoda, podem-se fazer tratamentos estéticos como drenagem linfática, ultrassom, radiofrequência, massagem estimulante e endermoterapia, que agem diretamente no problema e eliminam rapidamente os buraquinhos.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médica em Marcelino Ramos!

Dra. Daniela Sommer

Posted by Dra. Daniela Sommer