envelhecimento da pele

Como prevenir o envelhecimento da pele?

É imprescindível cuidar da pele. Toda pessoa com mais de 20 anos precisa ter consciência e ter uma rotina de cuidados. Seja a pele seca, mista ou oleosa, com ou sem acne, manchas ou marcas.

Existe, porém, um fator denominado envelhecimento precoce da pele. Geralmente acontece quando ocorre aceleração da incidência de flacidez, rugas e manchas. É causado por diversos fatores, desde hábitos até fatores do meio ambiente. Os maus hábitos são alimentação ruim, sedentarismo, bebidas em excesso, fumo, estresse e ausência de cuidado. Agentes ambientais prejudiciais podem ser poluição e exposição solar.

Os sintomas são o aparecimento de rugas e linhas de expressão na testa, ao redor dos lábios e nos olhos (os famosos pés de galinha), manchas escuras em todo o rosto, flacidez em excesso e olheiras.

Para tratar e prevenir os sintomas é preciso, acima de tudo, mudar o estilo de vida. Será necessário adotar uma rotina de cuidados diários com a pele, mudar a alimentação, fazer atividades físicas e beber muito líquido. Conheça essas práticas em detalhes.

5 dicas para prevenir o envelhecimento da pele

Use protetor solar todos os dias

É necessário usar protetor solar no rosto diariamente, de preferência com FPS 30, para proteger da ação dos raios UV, e para evitar câncer de pele. A dica é escolher uma fórmula ideal para o seu tipo de pele, que pode ser seca ou oleosa. Um protetor solar inadequado para pele oleosa pode causar a formação de acne.

Limpe sua pele sempre

O essencial para prevenir o envelhecimento é fazer uma boa limpeza de pele todos os dias. Use sabonetes, tônicos, géis e hidratantes próprios para sua pele. A dica é sempre remover a maquiagem, independentemente de qualquer coisa. Devem-se extrair cravos e espinhas, fazendo peeling, pelo menos de três em três meses, para renovar a pele.

Consuma alimentos certos

É preciso ter uma alimentação rica em alimentos nutritivos e antioxidantes, como vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, isoflavona e resveratrol. Esses nutrientes são encontrados na cenoura, beterraba, uva, tomate, damasco, mamão e berinjela, por exemplo.

Faça os tratamentos necessários

Um profissional dermatologista prescreverá o melhor tratamento de pele para cada caso, que pode ser radiofrequência, carboxiterapia, peeling químico, microagulhamento ou tratamento com ácidos.

Tenha bons hábitos

Não fume, não consuma bebidas alcoólicas em excesso, não seja sedentário e não viva sob estresse. É preciso ter uma vida equilibrada em todos os sentidos, o que refletirá em uma pele saudável. Recomenda-se a prática de exercícios físicos regularmente, ingestão de líquidos e sono de oito horas por noite.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médica  em Marcelino Ramos!

Dra. Daniela Sommer

Posted by Dra. Daniela Sommer