envelhecimento

Quando começar tratamentos dermatológicos contra o envelhecimento?

O envelhecimento é um processo natural para todos. A pele envelhece todos os dias, porém, com o passar do tempo ela perde a capacidade de se renovar, devido à queda na produção de colágeno. O avanço normal da idade, a poluição, maus hábitos alimentares, estresse, dentre outros fatores, são responsáveis pelos primeiros sinais de rugas, manchas e flacidez. O tempo passa para todos, mas, alguns sentem as marcas na pele com mais intensidade do que outros. Diversos fatores estão envolvidos na conservação da pele. Um deles é iniciar tratamentos contra o envelhecimento com antecedência. Você sabe qual a idade ideal para começar? Descubra no texto a seguir.

Saiba quando começar a prevenir o envelhecimento da pele

O envelhecimento da pele pode ser causado de duas maneiras: pela ação do tempo ou por agentes externos, incluindo o sol, que é o fator mais determinante. O tratamento anti-idade ideal deve ser iniciado em torno dos 25 aos 30 anos, dependendo das necessidades de cada tipo de pele. Nessa fase, a rotina de cuidados é preventiva, para evitar a formação de rugas, linhas finas, manchas, entre outros incômodos. A produção de colágeno começa a decair a partir dos 30 anos. A baixa na produção do colágeno aumenta cada vez mais a cada 10 anos. O resultado disso são as linhas de expressão, que vão se tornando cada vez mais acentuadas, com a queda da substância. É preciso considerar que a pele precisa de cuidados em todas as idades. Por isso, a prevenção do envelhecimento precoce e ter atenção com a saúde da pele são cuidados fundamentais que trazem, além de uma pele rejuvenescida, a prevenção de doenças como o câncer de pele, por exemplo. Esse tipo de enfermidade costuma ser provocada em alguns casos pela ausência do protetor solar.

Dicas para prevenir o envelhecimento

Ações simples no dia a dia contribuem intensamente para a conservação da pele. A primeira delas é lavar o rosto todos os dias, retirando os resíduos de produtos e a sujeira acumulada. Deve-se utilizar sabonetes específicos para o rosto e o seu tipo de pele. O filtro solar deve fazer parte da rotina desde muito cedo. Ele previne os efeitos prejudiciais da radiação solar sobre a cútis. Use sempre um protetor solar antes de qualquer outro produto para a pele, como maquiagens. Além disso, ter uma alimentação saudável e equilibrada é importante para prevenir o envelhecimento precoce. Por isso, consuma frutas, verduras, legumes e evite alimentos industrializados, cheios de açúcar e sódio. Exercícios físicos também devem fazer parte de sua rotina, pois melhoram a circulação sanguínea e a imunidade, deixando a pele tonificada e viçosa. Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como médica  em Marcelino Ramos!
Dra. Daniela Sommer

Posted by Dra. Daniela Sommer